Muitos empresários sabem que precisam de compliance em suas empresas, mas ainda há uma parcela que, por mais que contrate uma equipe para atuar nessa área, não faz ideia do que é, ou para que serve. Aqui no blog você já descobriu que o compliance é também uma forma de reduzir custos; agora vamos explorar o que é esse mecanismo tão necessário para as empresas.
Compliance é um termo em inglês que deriva do verbo “to comply”, que significa “estar em conformidade”. No mundo corporativo, é um mecanismo de instrução e verificação da compatibilidade das atividades econômicas – bem como da gestão interna da empresa – com as normas legais. Sendo assim, esse conceito abrange todas as políticas internas da empresa, bem como a atividade que ela exerce. Isto é, a empresa como um todo, assim como as pessoas que a compõem, deve estar em conformidade com os organismos reguladores (lei, convenção coletiva, regimento interno, etc.).
Além disso, o compliance é importante também na relação estabelecida fora das dependências da empresa: fornecedores, clientes, investidores, e o mercado em geral. Com essa ferramenta sendo utilizada, promove-se maior transparência em toda relação comercial, que permite que o empresário enxergue um panorama que engloba toda a sua equipe (no que tange à execução dos procedimentos) e também as entidades que o cercam em suas relações (Receita Federal, Sindicatos, clientes e fornecedores).
Para que haja uma forte estrutura de compliance, valem algumas dicas:
- Use sistemas informatizados que suportem monitoramentos das atividades da empresa e se adequem a todos os procedimentos necessários;
- Tenha uma gestão de contratos que se alcance o padrão estabelecido pela empresa;
- Invista em rotinas de inspeção e fiscalização de atividades;
- Mantenha um sistema de padronização sempre atualizado;
- Submeta sua equipe e seus procedimentos regularmente a uma auditoria interna focada nos requisitos para atingir o compliance.
Fortaleça essas ações que promovem o compliance, e seja testemunha da redução de custos e despesas, aumento do rendimento operacional e diminuição nas perdas da sua empresa. Para mais informações, consulte seu especialista em compliance, e faça sua empresa caminhar em direção ao sucesso!
Texto por: Guilherme Mascarenhas