Contencioso nada mais é que um termo jurídico que se refere às demandas que resultam ou podem resultar em discussão de um fato por via judicial ou administrativa.
As relações trabalhistas fazem parte do cotidiano empresarial, o que está relacionado desde às rotinas de recursos humanos, até a gestão de contencioso.
E por que fazer a gestão de contencioso?
Em primeiro lugar, porque ninguém está livre de sofrer uma ação judicial em algum momento, especialmente as empresas.
Além disso, com as recentes alterações legislativas, houve grande aumento da necessidade de amparo jurídico para orientar as decisões e operações de empresas, buscando a apresentação de soluções, para quantificar os riscos e listar as alternativas de atuação.
Desta forma, é fundamental analisar o que deu causa aos processos trabalhistas, através do levantamento da quantidade de ações judiciais ativas existentes em nome da empresa e quais as principais demandas envolvidas.
Feito este levantamento, é possível identificar o problema, momento em que serão constatadas as maiores fraquezas da empresa, para encontrar as soluções mais adequadas para cada caso.
Após o estudo do contencioso trabalhista e da geração dos dados, iniciará a busca por medidas preventivas internas, a fim de evitar que novas ações trabalhistas sejam ajuizadas no futuro, o que está diretamente ligado ao Compliance Trabalhista.